TABELA DO BRASILEIRÃO 2014 - Campeonato Brasileiro ...
POLÍTICA EM EVIDÊNCIA, com Marcelo Marques
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- OS PREFEITOS DE CAMOCIM - I-CAMOCIM POTE DE HISTÓRIAS
OBJETIVO DO 1º BIMESTRE: Facilitar o conhecimento sobre a etimologia, o sentido da palavra religião e sua classificação,função e elementos constitutivos.
CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Diversidade das Práticas
CONTEÚDOS:
O sentido da palavra religião;
Funções elementares da religião;
Classificação das religiões;
Elementos constitutivos da religião;
Religião e religiosidade;
A percepção da transcendência;
PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual a diferença entre religião e religiosidade?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Mensagem de boas vindas ao ano letivo de 2008: Lápis e Borracha na mão
- Objetivo da série: registrado no caderno
- Formas de avaliação negociada com os educandos
- Dinâmica da colcha de retalhos : Fazer um debate e confeccionar uma colcha para fazer um painel ( Texto de Inês Boshuis)
- Texto para estudo: Classificações das religiões e Funções elementares da religião
- Problematização para aula seguinte: a religião sempre existiu?
- Pesquisa do significado da palavra TRADIÇÃO e RELIGIÂO ( pedida com antecedência ao estudo dos textos)
- -Sublinhar as palavras que são desconhecidas
- -Listar as palavras no quadro
- -Quem souber o significado das palavra listadas ajudará a professora na elucidação das dúvidas
- Produzir dois a dois uma teia semânticas baseado nos textos estudados ( Bem colorida, cada palavra de uma cor para diferencias as ligações)
- A dupla que produzir de forma mais organizada, com maior número de palavras relacionada aos textos e apresentar a classe receberá uma caixa de bis.
- Pesquisa de nomes das pessoas da família que possuem sentido religioso, nome dos bairros ou ruas da cidade quem tem nome religioso.
- Cada educando deverá escolher um desses nomes e pesquisar sua biografia e apresentar à turma em power paint no data shwou
- Debate de diferença entre religião e religiosidade
- Fazer paralelo da religiosidade de seus avós, pais e sua.
- Construir um quadro comparativo
- AVÓS – PAIS – VOCÊ :
- -Quem é Deus? –
- -Como você se comunica com ele e com que freqüência?
- - Participar da sua comunidade de fé ( igreja ) é importante por quê?
- Pedir antecipadamente aos educandos que tragam músicas, poemas, mensagens em power paint para ver ouvir e analisar como Deus é apresentado hoje.
- Música para refletir: O vento ( Grupo Tradição), Deus é muito mais ( P. Zezinho) , Um de nós
- Produção de um poema coletivo com o Título Deus é... – Publicar no jornal Correio Lageano.
- Pesquisar os nomes dados à Deus pelas tradições religiosas ao longo dos tempos.
AVALIAÇÕES:
Produção da colcha de retalhos ( será dado uma aula para execução, organização)
Destaque das palavra que são desconhecidas no texto ( envolvimento na elucidação das dúvidas)
Produção da teia semântica
Pesquisa e apresentação dos nomes dados a nomes de bairros ruas e pessoas com sentido religioso
Trabalho de pesquisa e apresentação em grupos : músicas, poemas e nomes dados a Deus nas diversas tradições religiosas.
OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Possibilitar uma reflexão sobre a importância de uma retomada na busca do relacionamento com o transcendente.
CONCEITOS: Conhecimneto Elaborado – Caminhos de Reintegração
CONTEÚDOS:
Família: educando na religião;
Crescendo assumindo compromissos;
Ritos de passagem ( adolescência)
PROBLEMATIZAÇÃO:
Adolescente ou aborrecente?
O que é ato infracional ou indisciplina?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Iniciar a discussão apresentando os diversos modelos de família
- Construir junto aos educandos o DNA Herança Genética, para aprofundar o conceito de tradição e valores religiosos. Perceber suas semelhanças diante as características herdadas.
- Dramatizar: uma família que dialoga, uma que é autoritária, a despreocupada, a tradicional e a moderna.
- Passar no data show a mensagem Pais Maus, A Vida Transfere, e-mail que Choca
- Ouvir a música família do grupo Titãs e refletir sobre a letra que retrata os costumes das famílias.
- Qual o modelo de família mais indicado hoje?
- Ler e debater o papel da família nas tradições religiosas
- Montar em sala um mural com fotos das famílias dos educandos
- Desafiar os educandos para juntos assumirmos algum compromisso. Será listado no quadro sugestões de compromissos exemplo: com a escola , com a comunidade, com a família.
- Definir o conceito de adolescência e puberdade
- Texto para estudo sobre rito de passagem para adolescência em algumas tradições religiosas.
- Confeccionar um álbum de adolescente e trabalhar todas as etapas desde o significado de seu nome, quem escolheu...
- Fazer uma devolução dos trabalhos para as famílias
AVALIAÇÕES:
Produção do DNA herança genética e apresentação
Trabalho em grupo: tramatização
Envolvimento nos debates e respeito a fala dos colegas e explanação da professora
Produção do mural
Produção do álbum de adolescente com criatividade.
OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Compreender que cada tradição religiosa possui suas características, gestos e palavras que dão sentido as suas práticas e as respostas à vida além da morte.
CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Conhecimento Revelado – Caminhos de Reintegração.
CONTEÚDOS:
Algumas características das religiões;
Lugares sagrados;
Gesto e palavra;
A vida após a vida;
Vida e morte nas tradições religiosas
PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual o gesto que identifica sua tradição religiosa?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Registrar no caderno o texto: características das religiões
- Ler e debater as características
- Pesquisar na internet ou em revistas imagens dos lugares considerados sagrados para as religiões e por quê?
- Encenar alguns temas somente com gestos
- Identificar juntos aos educandos quais os gestos mais usados nas celebrações religiosas
- Quais as palavras proferidas durante as cerimônias religiosas e qual sua importância para os fiéis.
- Pedir para que os educandos pesquisem o que é um EPITÁFIO?
- Ouvir a música Epitáfio dos Titãs
- Distribuir textos em grupos sobre os rituais fúnebres de algumas tradições religiosas e fazer apresentação.
- Texto como as religiões explicam a vida após morte
- Saída a campo pra pesquisar no cemitério municipal alguns epitáfios e o número de jovens mortos.
- Socialização da pesquisa em classe e se possível apresentar para um grupo de outra escola publicar no jornal Correio Lageano.
- Combinar com a professora de ensino religioso de outra escola.
AVALIAÇÕES:
Resultado da pesquisa sobre os lugares sagrados
Apresentação dos rituais fúnebres
Envolvimento, organização e respeito na saída de campo
Socialização da pesquisa de campo será feita oralmente
OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Conhecer como se organizam as religiões ocidentais e orientais. Perceber suas diferenças e seus valores.
CONCEITOS: Conhecimento Elaborado- Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas.
CONTEÚDOS:
Hinduísmo;
Budismo;
Cristianismo;
Islamismo;
Espiritismo;
Confucinismo;
Xintoísmo.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Posso respeitar o que não conheço?
Qual a diferença entre respeito e reverência?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Apresentação do texto em lâmina: Religiões ocidentais e orientais
- Pesquisa trabalhada em duplas na e na internet da escola sobre ou em livros trazidos pela professora:
- Origem, fundador, festas, máximas, rituais, Deus, símbolo, lugar sagrado e livro sagrado das religiões
- Apresentação da pesquisa em power paint ou em álbum seriado.
AVALIAÇÕES:
Organização durante as pesquisas;
Apresentação da pesquisa;
Apreciação das pesquisas dos colegas.
Apresentação da lista do que atrapalha a qualidade de vida e a solução segundo sua tradição religiosa.
OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Compreender e analisar os ritos presentes na vida, seus valores, seus ensinamentos, suas semelhanças e diferenças para tradição religiosa.
CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Diversidade das Práticas – Ser Humano
CONTEÚDOS:
Os ritos presentes na vida..
Nossa escala de valores
Gostar de si mesmo é legal
Alegria de conviver.
PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é rito?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Problematizar: O que é rito? Para que serve? Você já participou de algum?
- Conversar sobre o ritual que fazemos todos os dias.
- Ler e discutir os rituais religiosos.
- Encenar alguns rituais religiosos:
- - Batismo
- - Casamento
- - Morte
- - Meditação
- - Benzedura
- - Confissão
- - Advinhação
- Promover um correio eletrônico com educandos de escolas de outras tradições religiosas e trocar informações sobre a importância dos ritos religiosos para os jovens.
- Confeccionar um auto retrato:
- Cabeça- duas idéias força que te motivam na vida
- Boca – duas expressões ditas por você das quais você se arrependeu.
- Olhos – duas cenas vistas por você que mais te impressionaram.
- Coração – dois sentimentos fortes que alimenta aqui e agora.
- Mãos – duas ações inesquecíveis realizadas por você.
- Pés – dos objetivos que você deseja alcançar na vida.
- Em plenário, cada educando apresta os valores percebidos na partilha dos membros.
- Pedir com antecedência que tragam propagandas de alguns produtos que possuem valor.
- Pedir que fação uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escreverem o que mais tem valor para eles.
- Comparar com as propagandas se possuem os mesmos valores.
- Fazer um folheto para distribuir na praça local fazendo propaganda dos produtos de suas escalas de valores ( pedir patrocínio para a confecção dos folhetos) .
- Problematizar; Voce se magoa e se irrita quando alguém desvaloriza sua experiência e seu modo de pensar?
- Confeccionar um óculos de papel e usar durante a aula.
- Leitura do texto: A luneta distorcida
- Atividade em duplas: A dupla deverá citar alguma situação que alguém tenha sofrido de ridicularização ou desprezo.
- Um preconceito que tinha, em relação a alguém, e depois descobiu que estava cometendo uma injustiça.
- O que você gostaria de mudar em você?
- O que mais gosta em você?
- O que você gostaria que as pessoas gostassem em você?
- Ler, refletir e trabalhar em grupos o texto: Homem: as viagens de Carlos Drummond de Andrade.
- Apresentar o texto em forma : slid , colagem , tramatização, fantoche, cartaz destacando as palavras chaves, desenhos, explicação e modelagem.
AVALIAÇÃO:
Apresentação da encenação ( envolvimento e responsabilidade para com o grupo);
Confecção do auto retrato e apresentação.;
Produção da escala dos valores e dos folhetos;
Confecção dos óculos de papel e seu uso em sala;
Atividade em dupla;
Auto avaliação quanto as atividades realizadas no bimestre.
OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Possibilitar o conhecimento das tradições religiosas indígenas, afro-basileira e cristã do Brasil e sua implicação no inconsciente coletivo.
CONCEITOS: Diversidade das Práticas- Conhecimento Elaborado -Caminhos de Reitegração
CONTEÚDOS:
Tradição Indígena;
Sincretismo afro-brasileiro;
Cristianismo no Brasil;
Religiosidade da região serrana.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Sincretismo o que é isso?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Leitura e debate sobre o texto: O Mundo Religioso dos indígenas
- Leitura do mitos indígenas: A terra sem males e O Kuarup
- Apresentar a mensagem em data show : A tua canção
- Os educandos deverão apresentar em forma de fantoches um mito indígena ( produzir fantoches com o rolinho de papel higiênico)
- Pedir antecipadamente que os educandos tragam o conceito de sincretismo para próxima aula.
- Desmistificar preconceitos sobre Umbanda e Candomblé;
- Dinâmica do texto da Pipoca de Rubem Alves – ( alimento usado nos terreiros de candomblé)
- Com antecedência providenciar os pacote de pipoca.
- Refletir sobre a transformação que o milho passa para se tornar alimento.
- Pesquisar e visualizar na internet os principais orixás e sua funções.
- Problematizar: Como surge e com quem surge o Cristianismo no Brasil?
- Ver junto a turma quais as igrejas cristãs que os alunos fazem parte, em que se diferem e em que são semelhantes;
- Convidar alguém das igrejas dos alunos para falar sobre a história de sua igreja.
- Estudar sobre a formação da religiosidade serrana.( São João Maria, José Maria , messianismo) . Pedir auxílio ao professor de geografia e história.
- Apresentar os estudos em seminários.
AVALIAÇÕES:
Pesquisa do conceito de sincretismo;
Confecção e apresentação dos mitos indígenas em forma de fantoches;
Resultado da pesquisa sobre os orixás;
Trabalho em dupla para estudo e apresentação sobre a religiosidade da região serrana.
OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Fazer paralelo entre alguns textos sagrados, pra perceber a dimensão humana e o sentido da vida além morte.
CONCEITOS: Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas – Ser Humano
CONTEÚDOS:
Textos sagrados;
Palavra, arma de amor;
Dimensão essencial da pessoa humana;
Como as religiões explicam a morte?
PROBLEMATIZAÇÃO:
Existe vida na vida? Existe vida além morte?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
- Problematizar: O que é um texto? Como se produz um texto? Todos os textos são iguais? São escritos?
- Nomear os textos sagrados conforme as tradições religiosas.
- Diferenciar textos escritos de textos orais;
- Trazer para a turma alguns textos sagrados: Bíblia evangélica e católica, Alcorão, Livro dos Espíritos, Evangelho segundo Allan Cardek e fragmentos de outros livros.
- Dividir a turma em trios onde cada grupo fará um cartaz sobre um trecho dos livros sagrados estudados.
- Passar o texto : Religiosidade: Dimensão da pessoa humana.
- Ler,debater e propiciar aos educandos um momento de discusaão sobre o significado religioso e antropológico do Poema : Salvação
- Fazer no caderno um quadro escrevendo três atividades que você pode realizar dentro das dimensões: Humano-afetiva , Intelectual e Espiritual;
- Problematizar: Quando morremos o que acontece conosco? Existe vida após a morte?
- Fazer levantamento junto a turma de quem já perdeu um ente querido?
- O que sentiu e como a sua religião explica a morte.
- Ouvir a música Epitáfio dos Titãs
- Pesquisar como é feito os rituais fúnebres de algumas tradições religiosa e quais explicações são ensinadas aos seus fiéis sobre a morte.
- Apresentar a pesquisa em power paint.
AVALIAÇÕES:
Avaliação descritiva sobre textos escritos e orais
Avaliação dos cartazes
Resultado das pesquisas sobre rituais fúnebres em power paint
Auto avaliação anual
Avaliação sobre as aulas de Em. Religioso e a didática da professora
AVALIAÇÃO
A avaliação do Ensino Religioso já é encaminhada no momento em que são estabelecidas as formas de atingir os objetivos. Pressupõe um caráter inclusivo onde o educando se aproxima ou não da experiência de aprendizagem. É processual e qualitativa tanto para o educando como para o educador e para a escola, o que quer dizer que é a avaliação no processo e do processo ensino-apredizagem.
Instrumentos possíveis para efetivar a avaliação:
- Observação sistemática (registro diário);
- Análise das produções dos educandos;
- Respeito e reverência pelas diferenças;
- Responsabilidade nos trabalhos em grupos e individuais;
- Caderno em dia e em ordem;
- Avaliação escrita e
- Auto avaliação.
CRONOLOGIA:
A cada conceito abordado trabalharemos em média 2 aulas de 45 minutos. Sendo que se não for possível terminar o conteúdo e as atividades propostas podem-se prolongar até atingir ao objetivo determinado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
ALVES, Rubem . Conversa com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1991.
BOF, Leonardo. Vida para além morte. 7 ed., Petrópolis: Vozes, 1982.
CABRAL, J. Religiões, seitas e heresias. 7 ed., Rio de Janeiro: Editora Gráfica Universal Ltda. 1992.
FONTE:http://projetosefotc.blogspot.com.br/2010/09/plano-de-ensino-da-disciplina-de-ensino.html
RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE - 23
ResponderExcluirA PERCEPÇÃO DA TRANSCEDÊNCIA - 30