O evangelista Mateus tem o cuidado de mostrar que Jesus está ligado a Davi segundo a carne (Rm 1,3), mas não tendo nascido de um relacionamento entre um homem e uma mulher. A origem de Jesus pertence exclusivamente a Deus. Certamente com a participação da Mulher, mas sabendo-se que ali se trata de uma ação do Espírito Santo. O evangelista enfatiza a centralidade do Messias, que é a concretização da promessa divina, ponto de chegada e de partida do projeto salvífico de Deus. Diferentemente de Lucas, Mateus enfatiza mais a pessoa de José, homem justo, isto é, aquele que se coloca à disposição do plano salvífico de Deus, mostrando sua importância como aquele que deveria dar a Jesus a linhagem davídica, o cuidado paterno e proteção social a Virgem Maria. Também, ao inserir José, Mateus quer deixar claro que Jesus é o Filho de Deus. Não foi José que deu o nome ao menino, mas o próprio Deus através dele. Foi Deus quem disse que o menino seria chamado Jesus (Deus Salva). Em seguida, é dito do Menino que Ele é o Emanuel, isto é, o Deus conosco. Então, Emanuel não quer dizer o nome de Jesus, mas o que Ele significa no meio de nós.
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CAMOCIM CEARÁ
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)
segunda-feira, 19 de março de 2018
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