CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

EM BUSCA DO OUTRO

Mt 11,16-19
1. "Com quem vou comparar essa geração?". Jesus procura responder oferecendo duas situações: uma de festa e outra de tristeza. A primeira, convida à dança; a segunda, às lamentações. Nas duas situações, manifestam-se os que desejam fazer algo em vista do outro, como também aqueles que não se interessam por nada. Para os primeiros, a tentativa e o esforço; para os segundos, a indiferença.
2. Além da indiferença, há também uma tremenda incapacidade de discernimento, sinal da não abertura ao Espírito de Deus. O contexto de Jesus, marcadamente religioso, demonstrava, na elite religiosa um fechamento muito grande quanto à questão de Deus. Apesar de serem envolvidos com a Lei de Deus, com a Sagrada Escritura, em tudo revelavam uma profunda inclinação para o universo do conhecimento e da aprovação social. Nesse ambiente, dificilmente se escutará a voz de um profeta, que será um empecilho para os interesses da casta dominante. Aqui são colocadas duas figuras significativas: João Batista e o próprio Jesus Cristo. O primeiro, por fazer abstinência demais, não é acolhido nem ouvido; o segundo, por não seguir a mesma linha de João, pretendendo estar à mesa com os pecadores e cobradores de impostos, também não é acolhido nem ouvido. Nem um modo de ser nem outro é acolhido. As questões que se impõem são as seguintes: o que pensa essa geração? O que deseja de sua existência esse povo? O que concebem como essencial?
3. Nem todos foram indiferentes. Muitos seguiram os ensinamentos de João Batista e, depois, seguiram Jesus Cristo. Também muitos ouviram os profetas no passado. Tais seguidores tinham como riqueza não a sabedoria dos homens, o conhecimento do mundo, a lógica de quem domina, mas unicamente um coração simples, aberto à ação de Deus, cheio de esperança e confiança no Senhor. Vendo as obras, foram capazes de perceber a Sabedoria de Deus. É aqui que encontra o discípulo e a discípula tanto do tempo de Jesus quanto nos tempos atuais.
4. Hoje, a indiferença, quanto à verdade de fé, é gigantesca. Muitos não se sentem bem tendo que falar o nome de Deus; também sentem abuso quando se fala em religião; chegam a ter nojo da fé, como se bastasse o conhecimento científico que possuem. Muitos outros preferem os dizerem prontos, as frases de efeito, os discursos lógicos, os ditos científicos. Ainda outros, preferem viver de baladas, festas, futebol, bebedeiras, folias. Ainda há outros que preferem permanecer em casa grudados na internet ou no celular, dialogando por sms, whatsup, chat, etc, mas nada de fé, oração, silêncio diante da Palavra de Deus, santa Missa, caridade e diálogo pessoal em muitos casos. Outros ainda, vão à Igreja, muitas vezes fazendo do local um point; outros ainda, procuram ter conhecimento de tudo, até mesmo da vida alheia, menos da verdade do ser humano diante de Deus; por último, alguns poucos procuram a Deus verdadeiramente.
5. Quando vamos acordar para a Verdade da nossa Salvação? Quando, de fato, seremos absolutamente servidores do Senhor, movidos por um amor total? Quando a Palavra de Deus será o nosso alimento sem o qual será impossível viver? A quem estamos dando ouvidos atualmente? Por que jogamos tantas palavras fora e não valorizamos uma profunda comunicação com Deus? Será que nossa dificuldade com a oração não é justamente o fato de nossas vontades não serem atendidas? Será que não gostaríamos que Deus fizesse o que nos interessa, mas não nos interessando Sua Vontade para nós? Em outras palavras: nossas comunicações não são sempre visando a nós mesmos e isso não é justamente o infame do egoismo disfarçado de abertura ao outro?
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.