CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 18 de novembro de 2017

SABER QUE EXISTE DEUS QUE NOS AMA

Mt 25,14-30  Amar Deus ,é buscar amar o outro.
O talento é uma medida de peso, não precisamente uma moeda. Indicava uma ânfora de 26 kg de água. 5 talentos são uma soma enorme. Aquele que recebe uma quantidade x de talentos é justamente aquele que pode realizar somente aquela quantidade. Suas qualidades devem estar a serviço de tal empenho. Os talentos indicam o dom salvífico de Deus, o qual, estando ligado às qualidades daqueles que acolhem esse dom, para a realização da vontade de Deus. Pode-se dizer que é o Reino de Deus, Sua Palavra e a Fé, e hoje, também os sacramentos.
O homem que recebeu só uma moeda não quer perdê-la. Por isso, a enterra. É como se quisesse viver a Lei pela lei, o que lhe oferece tranquilidade diante da vontade de perfeição de Deus. Essa é a lógica farisaica, a lógica de quem tem medo do risco de se lançar na novidade de Deus.
A lógica de Jesus Cristo é outra. Assim como no mundo dos negócios não se pode lucrar sem riscos, o mesmo se dá com multiplicação dos dons de Deus. Cabe a cada pessoa, que se encontrou com Cristo, aplicar-se totalmente na causa do reino de Deus, fazendo de sua vida um verdadeiro dom e, ainda, usando os dons que possui para fazer o bem e levar a mensagem da salvação a todos. Não pode ser discípulo de Jesus Cristo quem só deseja viver no conforto da lei, pensando somente em resguardar a própria vida. É necessário ir ao mundo inteiro, correr grandes riscos no meio do mundo, sem temer as tentações nem muito menos as perseguições. Não existem homens e mulheres perfeitos, mas pessoas limitadas, fracas, mas cheias da graça de Deus, impulsionadas pelo Espírito Santo, para levarem o Evangelho a todo o mundo.
Esse é um dos ensinamentos mais avançados de todos os tempos do ponto de vista econômico. Inclusive, pode-se dizer, que ele foi responsável pela mudança da estrutura social do mundo grego, pelo fato mesmo de colocar quem está no topo a serviço do bem maior, participando com todos das mesmas lutas e objetivos. Nessa forma de pensar ninguém é escravo de ninguém, mas todos a serviço de todos. Não existem menores e mais imperfeitos, mais seres humanos no combate de todos os dias e todos responsáveis por todos.
Essa parábola lembra uma cena de juízo. Produz uma reflexão sobre o que fomos capazes de fazer e o que deveremos fazer daqui pra frente. O que fizemos com os bens de Deus? O que podemos ainda fazer? Correremos riscos? Tememos o mundo? Amamos o Senhor ou o temos medo dele? O que fizemos e o que faremos com o dom que somos e com os dons que temos?
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.