CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 15 de agosto de 2017

RELAÇÃO ENTRE MEDIDAS DE TEMPO



Um dia é um intervalo de tempo relativamente longo, neste período você pode dormir, se alimentar, estudar, se divertir e muitas outras coisas.
Muitas pessoas se divertem assistindo um bom filme, porém se os filmes tivessem a duração de um dia, eles não seriam uma diversão, mas sim uma tortura.
Se dividirmos em 24 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um dia, cada uma destas frações de tempo corresponderá a exatamente uma hora, portanto concluímos que um dia equivale a 24 horas e que 1/24 do dia equivale a uma hora.
Uma ou duas horas é um bom tempo para se assistir um filme, mas para se tomar um banho é um tempo demasiadamente grande.
Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá a duração exata de um minuto, o que nos leva a concluir que uma hora equivale a 60 minutos, assim como 1/60 da hora equivale a um minuto.
Dez ou quinze minutos é um tempo mais do que suficiente para tomarmos um bom banho, mas para atravessarmos a rua este tempo é um verdadeiro convite a um atropelamento.
Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um minuto, cada uma destas partes terá a duração exata de um segundo, com isto concluímos que um minuto equivale a 60 segundos e que 1/60 do minuto equivale a um segundo.

Século – 100 anos
Década – 10 anos
Ano – aproximadamente 365 dias
Mês – 30 e 31 dias
Dia – 24 horas
Hora – 60 minutos
Minuto – 60 segundos



Dentre as medidas citadas, ainda temos o décimo, o centésimo e o milésimo de segundos. Essas medidas são utilizadas em corridas, em virtude das pequenas diferenças de tempo entre os competidores.




Todas as situações envolvendo marcações de períodos requerem a utilização das unidades apresentadas. Em uma corrida de Fórmula 1, um piloto realizou a volta em  1 min 12 s e 754. De acordo com a tabela, temos:

1: minuto
12: segundos
7: décimos
5: centésimos
4: milésimos


  Por Marcos Noé
Matemático
Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.