CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

EM BUSCA DA JUSTIÇA


Mt 23,27-32
1. “Sepulcros caiados”. O judeu não podia tocar os sepulcros para não se tornarem impuros. Pintá-los era uma forma de torná-los visíveis, a fim de evitar o contato involuntário, que impediria o indivíduo de participar do culto. Há nisso uma importância exagerada quanto ao aspecto físico, à aparência, uma forma de ser “belo” pela aparente prática do amor e da fidelidade. Na verdade, trata-se, justamente, do desprezo pela realidade mesma da fé e da vivência da caridade. Homens, que deveriam colocar em prática a vontade divina, impõem seus interesses, vendem-se por qualquer coisa que lhes possibilite acesso à fama, ao nome social e ao bajulamento. Prescindindo da justiça, misericórdia e fidelidade, abandonam a verdade e, por isso mesmo, tornam hipócritas, ladrões, cobiçadores, entre outras coisas. Com aparência de santos, desprezam o amor a Deus e ao próximo.
2. Os doutores da lei e fariseus hipócritas são exatamente aqueles que se apresentam totalmente voltados, de modo aparente, para a lei de Deus. Homens conhecedores das Escrituras, citam, se for preciso qualquer versículo da Bíblia, mas são incapazes de amar, de estender, desinteressadamente, suas mãos aos mais necessitados, de perderem tudo por causa do próximo. Na verdade, servem-se da Palavra de Deus para interesses mundanos, contrários à vontade divina. Seus corações estão cheios de roubos e mentiras. São amantes do dinheiro, usurpadores dos inocentes, traficantes do bom sentimento das pessoas. São corruptos e corruptores, molestadores da inocência e inimigos do Deus que dizem amar.
3. Seus pais mataram os profetas e, hoje, como filhos, zelam pelos túmulos deles como que dando a entender sua participação indireta. Mais do que isso, eles, de fato, vão realizar a pior perseguição, serão mais inimigos dos filhos de Deus do que seus pais, pois além de matarem o próprio Filho, Jesus Cristo, também perseguirão a Igreja, expulsando os cristãos das sinagogas, entregando-os à Roma e assassinando-os. Zelando pelos túmulos dos profetas e fazendo sua memória, eles se revelavam os mais desprezíveis hipócritas, pois além disso, mataram o verdadeiro Messias, o Filho do Deus que diziam amar.
4. Hoje, mais do que nunca, cada batizado é convidado a se repensar na fé e na prática do amor. É bem verdade que cada um faz parte do Corpo de Cristo, Sua Igreja, mas isso não quer dizer que basta, pois se faz necessário ser obediente à vontade do Senhor, amando-O de todo o coração e ao próximo como a si mesmo. Se não houver da parte cristã uma autêntica identificação com Cristo, a Verdade, restará somente a hipocrisia num estado mais avançado do que aquele dos fariseus da época de Jesus.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.