DESCRITORES /
HABILIDADES DE MATEMÁTICA Refeita
2º BIMESTRE – 4º ANO De acordo
com os protocolos
DESCRITORES
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HABILIDADES
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NÚMEROS E OPERAÇÕES
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NÚMEROS NATURAIS
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D 3 _ Comparar e/ ou ordenar números naturais.
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1. Ordenar números de até
quatro algarismos em séries crescente ou decrescente.
2. Identificar o antecessor e
o sucessor de um número.
3. Relacionar dezena /
unidades determinando que 1 dezena é igual a 10 unidades.
4. Relacionar centenas/
dezenas/ unidades determinando que 1 centena é igual a 10 dezenas e a 100 unidades.
5. Utilizar números ordinais
em situações cotidianas.
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D 4 _ Completar sequência numérica ou inserir número natural em uma
sequência numérica ordenada.
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6. Realizar
contagem oral de sequência numérica de 10 em 10, 50 em 50, 100 em 100, 500 em
500, 1000 em 1000, a partir de determinado número.
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D 5_ Associar um número a sua grafia.
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7. Escrever número de até quatro algarismos.
8. Escrever número de até quatro algarismo por
extenso.
9. Associar um número a sua escrita por
extenso.
10. Ler
número de até quatro algarismos.
11. Utilizar
a calculadora para produzir escrita numérica.
12. Ler
números ordinais até 50º.
13. Escrever
números ordinais até 50º.
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D 6 _ Reconhecer e utilizar
características do sistema de numeração decimal.
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14.
Identificar números pares e ímpares, observando a escrita numérica desses
números.
15.
Reconhecer número em contexto diário.
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D7 – Decompor números naturais.
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16.Compor
números naturais considerando suas ordens e a soma dos valores relativos dos
seus algarismos.
17.Decompor
números naturais em suas diversas ordens e na soma indicada dos valores
relativos dos seus algarismos, utilizando o princípio multiplicativo.
18.Reconhecer
diferentes decomposições de um número.
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NÚMEROS E OPERAÇÕES
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D 8_ Calcular o resultado de adição ou
subtração envolvendo números naturais.
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19.
Determinar os resultados dos fatos da adição e da subtração de forma
automatizada.
20. Resolver
adição com dois números de quatro algarismo sem reserva.
21. Resolver
adição com dois números de quatro algarismo com uma reserva.
22. Fazer
estimativa do resultado da adição.
23. Dispor
os números no algarismo utilizando sinais.
24.
Estabelecer relações entre os termos da adição.
25. Resolver
subtração com números de até quatro algarismos sem reagrupamento.
26. Fazer
estimativa do resultado da subtração.
27.
Estabelecer relações entre os termos da subtração.
28. Usar a
adição como prova de verificação da
subtração e vice-versa.
29. Realizar
cálculo utilizando estratégias como o uso de desenhos, símbolos, contagem,
estimativa, decomposição e arredondamento de números ( adição e subtração ).
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D 9_Calcular o resultado de multiplicação e/ou divisão envolvendo
números naturais.
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30. Associar
a multiplicação aos seus significados.
31. Associar
a divisão aos seus significados.
32.
Identificar os fatos fundamentais da multiplicação e da divisão.
33. Realizar
cálculo utilizando estratégias como o uso de desenho, símbolos, contagem,
estimativa, decomposição, e arredondamento de números ( multiplicação e
divisão ).
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D 10 _Resolve problemas que envolva operação de adição ou subtração
com números naturais.
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34. Resolver
problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração.
35. Resolver
problemas envolvendo adição em que é procurado o valor da soma ou de uma
parcela.
36. Resolver
problemas envolvendo adição em que é procurado o valor do resto, do minuendo
ou subtraendo.
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D11 – Resolver problemas que envolva a operação de multiplicação ou
divisão de um número natural.
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37.Resolver
problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão.
38.Descrever
o processo de resolução dos problemas resolvidos.
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D12 – Resolver problemas que envolva mais de uma operação com número
natural.
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39.Resolver
problemas envolvendo duas operações ou mais operações.
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D14 – Reconhecer diferentes representações de um número racional
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Obter partes
fracionárias pela divisão do todo (inteiro)
Em:
- duas, quatro e oito partes iguais;
- três, seis, nove partes iguais;
- cinco e dez partes iguais;
40. Indicar partes fracionarias relativas a:
- meio, quarto e oitavo;
- quinto e décimo;
- terço, sexto e nono;
41. Indicar partes fracionárias obtidas pela divisão do
todo
(inteiro) em cem partes iguais, representada em malha quadriculada.
42.
Compor o itinerário com as partes fracionárias obtidas.
43.
Representar fração graficamente.
44.
Identificar fração representada graficamente.
45.
Identificar fração centesimal representada graficamente.
46.
Escrever fração com números.
47.
Ler fração registrada com número.
48.
Associar fração representada graficamente à sua escrita
Numérica.
49.
Reconhecer fração no contexto diário.
50.
Identificar os termos da fração nomeando-os.
51.
Indicar a função de cada termo da fração.
52.
Comparar números relacionando-os.
53.
Estabelecer equivalência entre frações.
54.
Identificar frações equivalentes.
55.
Identificar representação de frações com denominadores
10, 100 e 100
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ESPAÇO E FORMA
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ORIENTAÇÕES ESPACIAIS
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D 17 _ Identificar a localização /movimentação de objetos em mapas,
croquis e outras representações gráficas.
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1. Orientar
movimentação e / ou deslocamento de outra pessoa fornecendo-lhe determinadas
orientações espaciais.
2. Traçar
itinerários vivenciados nas situações do cotidiano.
3. Descrever
itinerários percorridos focalizando as orientações espaciais apropriadas e
suas tecnologias.
4.
Interpretar movimentação e /ou deslocamento em diversas representações,
utilizando as orientações espaciais apropriadas e suas terminologias.
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D18 – Identificar e classificar figuras geométricas tridimensionais
representadas por desenhos, destacando algumas de suas
características(números de faces, arestas e vértices)
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5.Identificar
as figuras tridimensionais, denominando-as.(Cubo, cilindro, cone, esfera,
paralelepípedo, pirâmide).
6.Identificar
formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos
pelo homem.
7.Identificar
formas tridimensionais em representações como fotos, pinturas e gravuras.
8.Reproduzir
figuras tridimensionais usando papel e canudinho.
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D19 - Identificar e classificar figuras geométricas planas destacando
algumas de suas características(números de lados e tipos de ângulos)
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9.Identificar
as figuras planas, nomeando-as (Círculo, triângulo, quadrado, retângulo,
paralelogramo, losango, trapézio ).
10.Identificar
figuras planas em representações como desenhos, fotos, pinturas e gravuras.
11.Identificar
figuras planas nas faces e bases das figuras tridimensionais.
12.Representar
figuras bidimensionais utilizando régua e esquadro.
13.Descrever
figuras bidimensionais tendo como referência suas propriedades (número de
lados, medida dos lados, posição dos lados, número dos ângulos e medida dos
ângulos).
14.Relacionar
figuras planas, apontando semelhanças e diferenças.
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D20 - Identificar planificações de poliedros ou
corpos redondos.
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15.Identificar
as figuras tridimensionais, denominando-as.
16.Identificar
formas tridimensionais nos elementos da natureza ou objetos construídos pelo
homem.
17.Planificar
formas tridimensionais para associar à figura tridimensional que lhe deu
origem.
18.Distinguir
poliedros(sólidos composto de faces, vértices, arestas) dos corpos redondos,
cone, cilindro e esfera), através da visualização de objetos que os
representem identificando suas palnificações.
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MEDIDA DE TEMPO
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D 22_ Identificar as horas em relógios digitais e / ou de ponteiros.
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1. Ler horas e minutos em relógio analógico e
digital.
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D23 – Estabelecer relações entre unidade de medida de tempo,
problemas.
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2.Resolver
problemas envolvendo unidade de medida de tempo.
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D25 – Resolver problema utilizando unidade de medidas padronizadas
como: km/ m/ cm/ mm/ kg/ g/ mg/ l/ml
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3.Identificar
os múltiplos e submúltiplos do metro.
4.Ler e
escrever medidas utilizando os símbolos específico e a forma decimal.
5.Estabelecer
equivalência entre as unidades de medida: km/m, m/DM, m/cm, m/mm, dm/cm,
cm/mm.
6.Diferenciar
o significado dos termos: conteúdo, peso drenado, peso líquido, peso bruto,
tara.
7.Estabelecer
equivalência entre kg/g e t/kg.
8.Identificar
metro quadrado, o decímetro quadrado e o centímetro quadrado como unidades
padronizadas de medida de superfície.
9.Realizar
medição com metro quadrado e centímetro quadrado.
10.Reconhecer
superfície como objeto a ser medido e
área como grandeza e medida de superfície.
11.Usar
símbolos das unidades de medida de superfície.
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GRANDEZAS
E MEDIDAS
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MEDIDA DE VALOR
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D 28_ Identificar e / ou relacionar as cédulas e moedas do Sistema
Monetário Brasileiro.
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12. Ler e escrever quantia com escritas decimal
e utilizando a simbologia R$.
13. Compor e decompor valores, manipulando ou
não cédulas e / ou moedas.
14. Realizar trocas entre cédulas e / ou
moedas, manipulando-as ou não.
15.
Estabelecer, mediante diferentes preços de um mesmo objeto, o que é caro e
barato.
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D 29_ Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédula e
moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
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16. Calcular troco sem compensação.
17. Calcular lucro e prejuízo.
18. Resolver problemas envolvendo situações de
compra e venda, cálculo do troco sem
compensação, conceito de caro e barato.
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TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
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TABELA
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D 30 _ Ler e localizar informações apresentadas em tabelas.
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1. Construir
tabelas simples e de dupla entrada com dados e de dupla entrada com dados
coletados e obtidos em atividades de sala de aula.
2. Ler e localizar informações e dados em
tabelas simples e de dupla entrada.
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GRÁFICO
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D 31_Ler e localizar informações apresentadas em gráficos de barras
ou colunas.
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3. Construir gráfico de colunas e de barras em
malhas quadriculadas com dados coletados e obtidos em atividades de sala de
aula.
4. Ler informações e dados em gráficos de
colunas e de barras.
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ESTABELECER RELAÇÃO DE ORDEM TEMPORAL D.21 RELAÇÕES ENTRE MEDIDAS DE TEMPO,DIA,MES,ANO.
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