CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 10 de setembro de 2016

ARTE-EDUCAÇÃO IMPRESSIONISMO

A história da arte está relacionada à cultura dos mais variados povos existentes. Ela atravessa os tempos, criando e contando o passado e recriando o presente. A arte está presente a nossa volta e com ela compomos a história de uma sociedade. Cada objeto artístico apresenta uma finalidade. Desde a pré-história, o homem sempre criou elementos que o ajudassem a superar as suas necessidades e a vencer desafios.Existem objetos do homem que representam os seus sentimentos, algo que a utilidade pública muitas vezes não consegue questionar, somente considera a sua beleza. Eles são conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte da cultura do povo e são capazes de ilustrar situações sociais ou não.A arte pode ser definida como fruto da criação do homem e de seus valores junto a sociedade. Dentro dela existem vários procedimentos e técnicas utilizadas para compor uma obra.Ela é uma necessidade que faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais dentro da sociedade.Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol" (1872), de Claude Monet[1][2]Começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.Entenda:a pintura deve mostrar os pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia, dependendo da incidência da luz do sol;é também, com isto, uma pintura instantânea (captação do momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor;as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao [pontilhismo];as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto;Valorização de decomposição das cores.Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude MonetEdouard ManetEdgar DegasAuguste RenoirAlfred Sisley e Camille Pissarro. Podemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época. [3]FONTE:WIKIPÉDIA
ATIVIDADE NO CADERNO   1-LEIA E RESPONDA:   a)FALE DA HISTÓRIA DA ARTE    b)EXPLIQUE SOBRE A ARTE    c)COMENTE SOBRE OS OBJETOS   d)A ARTE COMO PODE SER DEFINIDA POR QUE?    e)FALE DO IMPRESSIONISMO   f)FALE DOS IMPRESSIONISTAS  g)COMO COMEÇOU?    h)FALE DA BUSCA POR ELEMENTOS   i)EXPLIQUE A LUZ E O MOVIMENTO   j)QUE DEVE FAZER A PINTURA?  PRÁTICA PARA ENTREGAR   1)QUE FAZEM AS CORES?  2-FALE DE MAIS PINTURA   3-DEFINA AS FIGURAS   4-COMENTE SOBRE AS SOMBRAS    5-FALE DOS CONTRASTES    6-COMO É O AMARELO?   7-COMO FICOU?   8-COMO DEVEM SER AS CORES?   9-O QUE ACHA O OBSERVADOR?   10-QUE MAIS CITA?  11-DESENHOS DO LIVRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.