CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 5 de abril de 2014

TRABALHO PREPARATÓRIO PARA A OBA


ATIVIDADE PRÁTICA 1 (para alunos do ensino fundamental) 

Comparação entre os volumes da Terra e da Lua e visualização da separação entre ambas na mesma escala. 

Aparentemente a Lua e o Sol têm o mesmo tamanho, pelo menos é o que parece quando olhamos os dois lá no céu. O 
tamanho angular dos dois é quase o mesmo, mas isso porque a Lua está muito mais próxima da Terra do que o Sol e é muito menor
do que a Terra.
Vamos comparar os tamanhos da Terra e da Lua comparando seus discos e depois fazendo bolas do tamanho destes
discos. Sabemos que o diâmetro aproximado da Terra é 12.756 km e o da Lua é de 3.476 km, ou seja, o diâmetro da Terra é 3,7
[12.756 / 3.476 = 3,7] vezes maior do que o da Lua. Por outro lado, a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.000
km, ou seja, caberiam 30 Terras entre esta e a Lua, pois 384.000 / 12.756 = 30


Comparação entre os volumes da Terra e Lua através de discos e esferas.

Discos. Recorte um disco de cartolina azul, por exemplo, para
representar a Terra, com 15 cm de diâmetro e recorte outro disco
de cartolina amarela, por exemplo, mas com 4,1 cm para
representar a Lua. Temos assim, nas mãos, uma forma de
comparar os discos da Terra e da Lua, o que é mais eficiente
para fazer o aluno perceber a grande diferença que existe entre
os tamanhos da Terra e da Lua do que comparando os números
de seus diâmetros ou volumes. Se for usada uma cartolina
branca para ambos os discos, pode-se, por exemplo, pintá-los
com as cores típicas da Terra e da Lua. Veja ao lado os discos da
Terra e Lua numa outra escala, mas mantida a proporção entre
ambas.


Esferas. Porém, se quiser fazer uma comparação ainda mais concreta, transforme os discos em esferas. Sugerimos amassar jornal e
envolvê-lo com papel alumínio. O papel alumínio permite segurar o jornal amassado e ao mesmo tempo permite dar o formato
esférico. Sugerimos este procedimento para fazer a Terra e a Lua. Para saber se estão do tamanho certo, basta colocar as esferas da
Terra e da Lua sobre os seus respectivos discos. Faça-os um pouco maior e vá comprimindo até chegarem a encobrir os discos.
Caso queira, lembre-se que existem bolas de isopor com diâmetro de 15 cm à venda nas papelarias.



Visualizando a distância da Terra à Lua.

Antes de dar qualquer informação sobre a distância Terra-Lua, desafie seus alunos a colocarem a Lua à distância que eles acham
que ela estaria. Verá que em geral todos a colocariam extremamente próxima à Terra. Como já escrevemos acima, cabem cerca de
30 Terras entre Terra e Lua. Assim sendo, se a Terra foi representada por uma esfera (ou disco) de 15 cm de diâmetro, 30 x
15 cm = 450 cm = 4,5 metros! Recomendamos que corte um pedaço de barbante com 4,5 metros e use-o para mostrar a distância
média entre Terra e Lua, se representou a Terra por uma esfera ou disco de 15 cm. Qualquer que seja a escala usada para a Terra,
basta enfileirar 30 discos ou esferas da Terra que chegará à Lua. Esta atividade é extremamente simples de ser feita e surpreende a
todos, inclusive adultos.



ATIVIDADE PRÁTICA 2 - NOTURNA, para alunos do Ensino Fundamental ou Médio.

Objetivo: Localizar: 1) Constelação de Órion, 2) as “Três Marias”, 3) Rigel, 4) Betelgeuse, 5) Aldebaran, 6) Júpiter, 7) Canopus
e 8) Sirius.

Usando o software gratuito Stellarium (disponível emwww.stellarium.org) selecionamos a região da constelação de Órion visível no
início de abril, no início da noite, no horizonte Oeste. Alguns dias antes ou depois desta data o céu não terá mudado muito. A altura
desta parte do céu em relação ao horizonte vai depender também da posição do observador.




A figura acima mostra a região Oeste logo após o pôr do Sol, no início de abril. Observe as “Três Marias”, três estrelas de brilhos
similares, alinhadas, próximas entre si, dentro da constelação de Órion, cujos nomes são: Alnitak (a de cima), Alnilam (a do centro) e
Mintaka (a debaixo).

Além de localizar a Constelação de Órion e as “Três Marias”, localize na porção do céu exibida na figura acima os seguintes “objetos”:
1) Rigel, 2) Betelgeuse, 3) Aldebaran, 4) Canopus, 5) Júpiter e 6) Sirius. Sugestão: Siga uma reta imaginária que passa sobre as
“Três Marias” e ela passará por um lado sobre Sirius e do outro sobre Aldebaran.

Veja em www.pontociencia.org.br no link Física, depois Astronomia, as orientações sobre como montar um planisfério para cada
aluno! Super Fácil. 

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