CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CONCURSO BANCO DO BRASIL -HIATO E ACENTUAÇÃO

hiato e ditongo

Quantas slabas existem na palavra "sereia"? Trs. Quais so?
A primeira "se-"; a segunda "-rei-"; e a terceira "-a".
Na slaba do meio h o que se chama de ditongo (junção de vogal e semivogal, proferidas numa só sílaba), e ditongo no se separa. Nesse caso, o "e" (de "-rei-") a vogal, e o "i", a semivogal. Vogais têm pronncia mais forte; as semivogais têm pronncia mais fraca, indicando que não podem formar por si só núcleos silábicos, tendo sempre de acompanhar as vogais.
Quando vogal e semivogal se encontram, podemos ter ditongos crescentes e ditongos decrescentes.
Temos ditongo decrescente quando a vogal (de pronncia mais acentuada) se apresenta antes da semivogal. o caso de "se-rei-a".
Temos ditongo crescente quando acontece o contrrio, isto é, quando semivogal precede vogal e, portanto, o som mais fraco precede o mais forte. Temos como exemplo a palavra "gua": -GUA.
Em "-gua" o "a" (vogal) mais forte que o "u" (semivogal).
Outro exemplo interessante oferece a palavra "vascaíno": VAS-CA--NO.
Esse "a" e esse "i" que vm em seqncia sonora ficam em slabas diferentes. A junção de vogais proferidas em sílabas diferentes chama-se hiato.
Separao de vogais= hiato.
Juno de vogal e semivogal=ditongo
Sílaba tônica Oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas
Os acentos existem em nossa língua, têm sua lógica e devem ser usados. Vamos lembrar rapidamente o que é palavra oxítona, paroxítona e proparoxítona.
Palavra oxítona é aquela cuja sílaba tônica é a última. Exemplo: "café".
Paroxítona é aquela palavra cuja sílaba tônica é a penúltima. "Lata", por exemplo.
A lógica das regras de acentuação é a exclusão. Acentua-se o que é mais raro.
Todas as paroxítonas terminadas em "r" são acentuadas e, portanto, nenhuma oxítona terminada em "r" deve ser acentuada. Nesse caso, basta lembrar que todos os verbos são terminados em "r" (falar, beber, bater, ouvir, chorar, comer...). Todos são palavras oxítonas.
Quanto às proparoxítonas, veja o exemplo que Chico Buarque nos traz em "Construção".
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido

Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Observe que os versos terminam sempre em palavras proparoxítonas, ou seja, naquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima.
É o caso de "última", "único", "tímido", "máquina", "sólidas", "mágico", e "lágrima". As proparoxítonas são as palavras mais raras da nossa língua; por isso todas são acentuadas.
Chico Buarque teve muito trabalho para escolher, entre palavras que já são raras, aquelas que coubessem nos seus versos. O sistema de acentuação da nossa língua é muito bem feito. Resta a você seguir as regras e não ser tímido em acentuar quando necessário.
FONTE:NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.